domingo, 5 de abril de 2020

1° Ano - Métodos Científicos (Aula 01 - Online)

REVISÃO

Você já deve estar cansado de ver e ouvir sobre esse conteúdo, não é mesmo? Bom mas a professora aqui vai fazer uma revisão porque tivemos esses dias de recesso e talvez você possa ter esquecido de algumas coisinhas relacionadas a este assunto.
Então vamos lá:

Unidades de Medida




São utilizadas para dar significado a um valor medido. Exxitem diferentes unidades de medida para as mais variadas grandezas, por isso, tornou-se necessária a criação de um padrão para essas unidades, o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Sistema Internacional de Unidades (SI)


Foi elaborado por meio de uma convenção de cientistas com o objetivo de formar um padrão mundial para as unidades de medida. Na tabela abaixo vocês podem verificar algumas unidades do SI:


Note que as três primeiras grandezas estão selecionadas com um apóstrofe (*), isso foi feito por que essas são as grandezas que mais utilizaremos esse ano, são elas comprimento, massa e tempo.

Agora a profª quer que você pegue seu caderno e olhe seu registro na disciplina de Física a partir das Transformações de Unidades de Medida. Fizemos exemplos e exercícios, que até já foram corrigidos, de como utilizar as relações entre as unidades de medida para transformar um valor de uma grandeza expresso em determinada unidade de medida para outra. (Lembram?!)

Bom, espero que lembrem, hehehe. Se acaso tiverem alguma dúvida, anotem no caderno e entrem em contato com a profª!!!

Notação científica

Como já foi explicado à vocês presencialmente, a notação científica é utlizada para expressar valores muito grandes ou muito pequenos de uma maneira mais acessível. Porque estes números são frequentemente encontrados nas Ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

??? Professora, como faço para transformar um número em notação científica???


Para transformar os números em notação científica de forma prática, siga os seguintes passos:

1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente da vírgula.
2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula ela foi para frente, o expoente ficará positivo, se ela foi para trás o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o produto do número pela potência de 10.

Você pode recorrer ao registro de seu caderno mais uma vez para relembrar este assunto e verificar os exemplos que a prof passou na sala. Para reforçar, fica mais alguns exemplos na sequência!!!

Exemplos

1) Transformar o número 32 000 em notação científica.

Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 (um n°) antes da vírgula;
Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais para frente, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.

Escrevendo em notação científica: 3,2 . 10^4 (^significa elevado).

2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g. Transforme esse valor para notação científica.

Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;
Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais para trás, assim o expoente ficará negativo;

Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10^- 28 g

Calma, já vai acabar...
Mas antes, temos que relembrar as:

Operações com Notações Científicas

Multiplicação

A multiplicação de números na forma de notação científica é feita multiplicando os números, repetindo a base 10 e somando os expoentes.

Exemplos:
a) 1,4 . 10 3 x 3,1 . 10 2 = (1,4 x 3,1) . 10 (3 + 2) = 4,34 . 10 5
b) 2,5 . 10 - 8 x 2,3 . 10 6 = (2,5 x 2,3) . 10 ( - 8 + 6) = 5,75 . 10 - 2
Divisão

Para dividir números na forma de notação científica devemos dividir os números, repetir a base 10 e subtrair os expoentes.

Exemplos:

a) 9,42 . 10 5 : 1,2 . 10 2 = (9,42 : 1,2) . 10 (5 - 2) = 7,85 . 10 3
b) 8,64 . 10 - 3 : 3,2 . 10 6 = (8,64 : 3,2) . 10 ( - 3 - 6) = 2,7 . 10 - 9
Soma e Subtração

Para efetuar a soma ou a subtração com números em notação científica devemos somar ou subtrair os números e repetir a potência de 10. Por isso, para fazer essas operações, é necessário que as potências de 10 apresentem o mesmo expoente.

Exemplos:
a) 3,3 . 10 8 + 4,8 . 10 8 = (3,3 + 4,8) . 10 8 = 8,1 . 10 8
b) 6,4 . 10 3 - 8,3 . 10 3 = (6,4 - 8,3) . 10 = - 1,9 . 10 3
Acesso em 05/04/2020 as 14 h 43 min.

Por agora é só meu (inha) caro (a) aluno (a), assim finalizo essa primeira aula online e para verificar se você conseguiu assimilar esse conteúdo, estarei postando logo menos as atividades referentes a ele. AGUARDE.

Valeu, abraços de longe hehehe!!!


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